27/12/2008

São são!

Já repararam que o gunas são todos iguais? 'Tava a olhar para a bosta a circular em movimentos circulares pela sanita abaixo e lembrei-me disso. Sim, são iguais, ao ponto de vermos um rapaz ao acaso e sabermos imediatamente se é ou não guna. Nem sequer é pelos dentes podres, que isso também eu tenho, muito menos pelos brincos, que por acaso até uso às quintas à noite com os meus saltos altos Miguel Vieira. Um verdadeiro guna não se define por esses adereços, tipo boné apontado para as nuvens. já muitos se dirigiram a mim e disseram com o seu maior empenho: "ó mano!". E eu, reconhecendo o seu grande esforço, não me convencia e pensava pra mim: "não, tu não és guna", e seguia a minha vida.

Um verdadeiro guna é aquele que é reconhecido a léguas. Aquele caminhar, aquele sorriso, aquela linguagem é uma coisa que nasce com eles e jamais desaparece. Mas desenganem-se! Não há um guna e várias imitações. Há sim, a espécie guna! Guna não é uma tribo, não é um estilo de vida, não é uma caracteristica! Guna é um ser aparte! Os gunas são todos iguais. Vivemos por isso dias bons nesse aspecto.

Num futuro ainda por determinar, os gunas serão capazes de serem distintos e por isso mais dificilmente identificáveis. Mas agora que penso nisso, será que os gunas sabem que são gunas? Será que existe algum guna que leia isto e se sinta indignado com o que tá a ler porque se considera guna? Penso que não. Esses, se porventura existirem, não são gunas a sério. Quando muito, praticam o gunismo! Tipo assaltam pessoas e tal.... e pedem cigarros. E vivem nesta desesperada procura de identidade.
Os gunas são todos iguais!

1 comentário: